-
Arquitetos: Martin Hurtado Arquitectos
- Área: 481 m²
- Ano: 2014
-
Fabricantes: Nuprotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa de uma casa de férias é como uma carta de navegação, um guia que determina a forma de organizar a vida de uma família e seus convidados no interior de um lar. Esta obra nasce assim. Uma lista detalhada de requerimentos que combinam áreas de domínio exclusivo da família e seus convidados, áreas de serviço e ao centro, uma ampla zona de vida comum, separada em setores para os pais, os filhos e os convidados, alternando a "continuidade de teto" com a individualidade de cada grupo.
A implantação dispõe estas áreas orientadas segundo a trajetória do sol, as vistas e a relação com os vizinhos. Dormitórios para leste, salas de estar comuns para o norte com amplo domínio da vista para o lago e o bosque, e serviços para o oeste.
Construtivamente a casa se estrutura na base de um pedestal de concreto e pedra que constrói um novo solo, plano e seco, isolado da umidade do terreno, um corpo vertical com base em uma estrutura de madeira laminada pré-fabricada que mostra seu esqueleto e lhe confere uma expressão de acordo com o tamanho do edifício, coroada por uma cobertura contínua que unifica a diversidade do programa, sob um mesmo teto que implementa um beiral que controla o acesso do sol no verão e permite seu ingresso no inverno na ampla zona de salas de estar do mesmo modo que um grande átrio na escala da paisagem. A cobertura assim se converte em protagonista que cobre para proteger da intensa chuva de inverno e do abundante sol do verão.
Uma cor cinza homogênea externa unifica o volume e deixa o protagonismo para a forma do edifício, que com o tempo, irá mimetizar-se com o colorido do jardim, o bosque e a paisagem circundante.
Em contraste, os interiores são luminosos e calorosos com base em uma combinação de distintos revestimentos e esquadrias de pinus em tons claros de maneira a alcançar uma continuidade onde o olho fica envolto em uma atmosfera, mas contido por uma infinidade de formar concorrentes.
A disposição dos vãos e as janelas jogam com a liberdade de escolher relações de interesse, permitindo uma diversidade de vínculos no interior e exterior,de acordo com os requerimentos de comunidade e privacidade detalhados no programa inicial.